Machine Learning – ou aprendizado de máquina - é uma subcategoria de inteligência artificial, e se refere ao processo através do qual os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões, ou seja, se refere a um sistema que pode modificar seu comportamento autonomamente, tendo como base a sua própria experiência.
Esse sistema, que precisa de uma interferência humana mínima, visa melhorar o desempenho de determinadas tarefas e auxilia na tomada de decisão.
O Machine Learning possui alguns ramos específicos, um muito utilizado é o deep learning – aprendizagem profunda – onde uma grande quantidade de dados pode ser empregada a partir de várias camadas de redes neurais artificiais. Através desse processo, é possível resolver problemas de alta complexidade e até reconhecer objetos em imagens, tudo isso sem a interferência humana.
Veja alguns exemplos de uso deste sistema:
• Banco de dados autônomo;
• Combate a fraudes em sistemas de pagamentos;
• Tradução de texto;
• Recomendação de conteúdo.
O Machine Learning é um grande avanço que a tecnologia digital nos permitiu, através dele a empresa é capaz de economizar tempo e evitar erros, pois ele realiza tarefas antes muito trabalhosas ou com grande incidência de erro humano. E é por isso que cada vez mais esse sistema irá ganhar relevância no cenário atual.