O termo Indústria 4.0 foi usado pela primeira vez em 2011 na Feira de Hanôver, essa iniciativa propôs uma importante mudança de paradigma em relação a maneira como as fábricas operam nos dias de hoje.
Chamada de quarta revolução da indústria, é caracterizada por fenômenos que provocam uma transformação radical em uma sociedade. A indústria 4.0 é uma tendência tecnológica que impacta diretamente na produção a nível mundial.
Os dispositivos inteligentes e interconectados, serão implementados em cada etapa da produção para coletar dados que serão gerenciados de maneira prática, ágil e segura. A tomada de decisão por parte de gestores será otimizada por conta da automação e digitalização dos procedimentos.
A indústria 4.0 é, atualmente, o que impulsiona uma série de avanços no processo produtivo e traz um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia. Ela realiza isso ao elevar o ideal de automatização e gerar grandes impactos no mercado de trabalho e nas ofertas de mão-de-obra.
Desta forma, há uma nova demanda de profissionais gerada e o papel humano dentro das fábricas passa a ser mais estratégico. Os profissionais também precisarão se adaptar, pois com fábricas cada vez mais automatizadas, novas demandas aparecerão enquanto algumas deixarão de existir.
Os trabalhos manuais e repetitivos já vêm sendo substituídos pela mão de obra automatizada, assim sendo, com a indústria 4.0 isso tende a continuar. Com isso, as demandas em pesquisa e desenvolvimento oferecem oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, para compreender a tecnologia que compõe uma fábrica inteligente.